Pages

Amenizando olheiras.

Algumas medidas simples podem ajudar a amenizar as olheiras, conferindo mais suavidade ao seu rosto.

Como uma sombra em nosso rosto, as olheiras podem ser resultado de um desequilíbrio no organismo, de noites mal dormidas, excesso de álcool e cigarro, estresse, cansaço ou significar apenas uma característica constitucional ou hereditária.

Seja qual for a causa, elas podem comprometer a beleza e a suavidade do rosto. Mas antes de saber como preveni-las, disfarçá-las ou tratá-las é bom esclarecer o que são essas sombras sob o olhar.

As olheiras são áreas escuras ao redor dos olhos - em particular na pálpebra inferior - que podem resultar de dois mecanismos:

Alterações nos vasos sangüíneos provocadas por fatores externos como sono, cansaço, má alimentação ou fatores internos, como febres e doenças crônicas;

Excesso de pigmentação da pele ao redor dos olhos, geralmente uma marca familiar e, por isso, de origem hereditária.

As olheiras costumam ser mais comuns em pessoas com pele fina, geralmente branca (a pele da região ao redor dos olhos já costuma ser de 3 a 5 vezes mais fina do que no restante da face). Pessoas com predisposição a olheiras também podem ter o problema agravado por fatores externos e internos.

Existem vários tipos de tratamento para amenizar as olheiras, desde os caseiros (como compressas geladas com chá de camomila), os corretivos (disponíveis em diversos formatos: creme, lápis e bastão) e até procedimentos realizados em consultórios dermatológicos.

Nesse último caso, a área cosmética dispõe de técnicas e produtos que ajudam a melhorar a circulação local e a amenizar o aspecto sombrio das olheiras. Mas é muito importante que você escolha cuidadosamente o princípio ativo que vai utilizar e preste atenção ao teor de sua concentração, devido à possibilidade de irritação da mucosa ocular.

Na área de intervenção dermatológica, o peeling e o laser não ablativos (que não "cortam" a pele) vêm sendo usados pelos médicos, porém sempre com muita cautela. Por isso, antes de optar por qualquer tratamento mais radical, consulte um dermatologista de sua confiança.


Algumas dicas e atitudes que podem ajudar a evitar olheiras.


Tenha uma dieta balanceada. Evite o consumo excessivo de sal e bebidas alcoólicas, pois estes sobrecarregam o organismo e agravam as olheiras. O consumo de cigarro também piora o quadro.


Durma as horas de sono suficientes para descansar.


Procure manter a calma mesmo em situações adversas. O estresse pode fazer com que suas olheiras fiquem mais aparentes. Para vencê-lo, pratique exercícios físicos, relaxamento ou até mesmo meditação.


Faça exames médicos. Suas olheiras podem ser um alerta de que algo está errado.


Para amenizá-las, faça compressas geladas ou ainda recorra ao uso de maquiagem.

0 comentários:

Postar um comentário