Pages

Manchas na pele do rosto

Um dos maiores problemas desta fase é a grande possibilidade de formar manchas na pele do rosto, chamadas de cloasma gravídico. Esse tipo de mancha é mais comum em mulheres de ascendência hispânica e asiática e tem como um dos fatores desencadeantes mais importantes a exposição da pele ao sol. Caracteriza-se por formar um depósito aumentado do pigmento melanina em toda a extensão da epiderme, a camada mais superficial da pele.

As manchas acastanhadas ou marrons podem ter profundidades distintas, o que acarreta em diferentes formas de tratamento.Quando o pigmento está restrito à epiderme é chamado de cloasma epidérmico e é bem mais fácil de ser eliminado. Entretanto, a melanina pode estar localizada mais profundamente na pele, na derme, onde o pigmento está dentro de regiões denominadas macrófagos peri vasculares, ao redor dos vasos superficiais e profundos, configurando o cloasma dérmico, e este é bem mais difícil de ser tratado.

Em alguns casos as manchas têm origem mista, com áreas de predominância epidérmica e áreas de maior pigmentação na derme.

Causas complexas

A causa exata desse tipo de manifestação ainda permanece obscura, porém envolve fatores genéticos, raciais, hormonais e ambientais. Muitos estudos científicos recentes mostram que há fortes indícios da participação do estrógeno e progesterona, hormônios liberados intensamente durante a gravidez. A radiação ultravioleta solar e também a proveniente de lâmpadas fluorescentes induzem a melanogênese, isto é, a formação desses depósitos de pigmentos, e isto de maneira bastante complexa, envolvendo inclusive a vitamina D3 e a formação de radicais livres.

Tratamento e prevenção

As manchas de gravidez exigem tratamentos demorados e a chance de repigmentação após a interrupção do tratamento ou após a exposição ao sol é muito grande. O ideal mesmo é realizar a prevenção, fazendo uso diário de cosméticos com alto fator de proteção solar.

Para tratar o cloasma instalado existem várias substâncias despigmentantes, que devem ser prescritas pelo médico dermatologista, podendo ser classificadas em diferentes categorias, de acordo com sua ação específica. Os cosméticos têm um poder de atuação bastante limitado, sendo capazes de melhorar a luminosidade da pele. Substâncias como AHA, Alfa-hidróxi-ácidos, têm poder micro-esfoliativo, que ajudam a refinar a textura da pele afetada pelas manchas de gravidez.

0 comentários:

Postar um comentário